O garoto da creche

Por: Hamilton Kenji em 02 set 2012
Retrato de um jogo na Javari

Equilibrado num poste metálico que sustenta o alambrado atrás do gol da Seção 2 do estádio da Javari um menino humilde, com suas roupas sujas e sandálias havaianas nos pés, que imagino, pelos trajes, ser um dos sem-teto que ocupa o prédio abandonado atrás do estádio, canta as músicas da torcida, apoiando o Juventus. Canta forte, canta alto. Canta mais do que muita gente bem alimentada e endinheirada, que vai ao jogo mudo, volta calado e se acha no direito de criticar a torcida.

Se chama Robinho. Torcedores pagam o ingresso para que ele entre no estádio e se apresentam como responsáveis, caso contrário a polícia não autoriza a entrada.

E basta o jogo acabar para que ele e outros coleguinhas pulem a grade, adentrem o campo de jogo, e com as luvas que ganhou de algum arqueiro e a bola que caiu fora do campo, jogam, um jogo mais importante do que o que acabou de acabar. Outros torcedores se juntam ao grupo e também participam.

O menino, feliz, ainda acha um número 1 caído no gramado, deve ter se soltado de alguma dessas camisas modernas que se desmancham apenas por serem vestidas.

E viva o futebol.

O prédio em que ele vive é a antiga Creche "Ninho Jardim Condessa Marina Regoli Crespi", lugar de cuidar de criança, mas que hoje, abandonado, virou um cortiço. O edifício tem uma arquitetura valiosa e será tombado. O que será do menino e da família, não sei. Um dia certamente terão que deixar aquilo que ele chama de lar. Somente uma coisa é certa: será sempre um juventino.


Foto Autor
Hamilton Kenji
É juventino e colecionador de camisas do Juventus. Mantém o blog mantojuventino.blogspot.com

Atenção: Este texto representa a ideia do autor e não necessariamente a opinião do juve.com.br ou da torcida juventina. Utilize o espaço de comentários abaixo para debater de forma saudável os assuntos com o autor e com os outros leitores. Comentários que o juve.com.br identificar como inadequados serão removidos sem aviso prévio.

Compartilhe este artigo com seus amigos:

Comentários