Juventus da Mooca é símbolo de resistência

23 mar 2015
"Outro lado da moeda", Juventus da Mooca é símbolo de resistência

Crianças, jovens e idosos. Ricos e pobres. Descendentes ou não de italianos. Moradores ou não da Mooca. O tradicional Cannoli. O alambrado. A arquibancada de concreto. Tudo isso faz parte da Rua Javari, estádio do tradicional Clube Atlético Juventus, um dos exemplos mais emblemáticos de resistência ao futebol moderno no Brasil.

A paixão dos torcedores pela equipe, que hoje disputa a Série A-3 (terceira divisão) do Campeonato Paulista, é algo que vai totalmente contra o conceito de torcedor-consumidor moderno.

"O Juventus é o outro lado da moeda. É um polo de resistência contra tudo isso que virou o futebol, um comércio midiático que explora a paixão do torcedor", afirmou Melvin Traldi, torcedor do Moleque Travesso.

Pode-se dizer que a Rua Javari, casa grená, é o principal foco dessa resistência. O estádio extremamente pequeno, que abriga 5 mil pessoas, nem de longe lembra as modernas novas arenas brasileiras. Atrás de um dos gols, no Setor 2, fica a principal torcida juventina, que leva o nome do próprio espaço do estádio. Durante os 90 minutos, a barra-brava grená entoa seus cantos empurrando a equipe e alfinetando alguns rivais. Em alguns momentos, o grito de "ódio eterno ao futebol moderno" também pode ser ouvido no Estádio Conde Rodolfo Crespi.

"Hoje em dia, o futebol ficou muito mercenário. Falta paixão clubística. Esse pessoal que você vê aqui na Javari, você não vê em outro lugar. Aqui no Setor 2 todo mundo está vestindo a camisa do Juventus. Não é uma torcida uniformizada, daquelas briguentas. Essa é a diversão do futebol, um esporte muito bonito, que o dinheiro estragou", disse Edgard Vieira de Souza, filho de Manoel Vieira de Souza, um dos fundadores do clube da Móoca.

Para o torcedor grená Ramon Isla, a paixão bairrista difere a torcida juventina das demais. "Desde pequeno vinha aqui no Setor 2 e me apaixonei. A gente vem, grita, acompanha, até viaja para acompanhar o Juve quando visitante. Na chuva, no sol, estamos sempre aqui cantando. A torcida do Juventus é amor. É o time do bairro.", disse.

Com sua simplicidade e sua tradição em um dos mais peculiares bairros da capital paulista, o Juventus conquista qualquer fã do futebol. Em um esporte cada vez mais mercantilizado e comercial, a torcida do Moleque Travesso representa a contramão, uma via alternativa. Um clube onde a paixão supera quaisquer resultados, glórias ou badalações.

Fonte: Yahoo Esportes


Atenção: Algumas notícias são reproduções de outros sites (com a devida referência) podendo conter rumores e/ou notícias ainda não divulgadas pelo clube. Utilize o espaço de comentários abaixo para debater de forma saudável os assuntos com os outros leitores. Comentários que o juve.com.br identificar como inadequados serão removidos sem aviso prévio.

Encontrou algum problema com esta notícia? Por favor, entre em contato conosco.

Compartilhe esta notícia com seus amigos:

Comentários