Santo André

Por: Marcos "Marcuccio" Caiafa em 14 mai 2017
Homenagem ao nosso grande arqueiro

Mal o jogo terminava, eu corria para postar aquela imagem de San Gennaro com o escudo do Juventus no peito (montagenzinha no Paint do Windows mesmo). Claro que ele nos protegeu nessa A2. Ele é fluente em português mooquense e italiano, em todos os inúmeros dialetos. Ele nos protegeu não só dos nossos adversários mas principalmente de algumas belas asneiras internas mesmo. Mas de tanto 'rogar aos céus', esqueci de outro 'santo'. Bem, bem mais próximo da gente.

Santo André. E não é aquele que batiza a cidade no ABC. É outro 'milagreiro', que defende penalidades, voa nos cantinhos das traves, sai na hora certa. Garantiu empates proveitosos e vitórias quase improváveis. Como todo santo que se preze, sempre primou pela humildade - nunca fez 'marketing' barato em causa própria - e arrebatou uma fiel legião de fãs. Passou pela provação do banco sem perder a fé na redenção da volta à escalação como titular. E quando ela finalmente chegou, a agarrou firme no peito e não a largou mais. Graças a Deus, André Dias.

O futebol é um esporte coletivo, sei muito bem disso. Não se ganha nada sozinho. Nem pretendo aqui menosprezar o empenho de todos aqueles que compreenderam que 'grená' é muito mais que uma cor. Mas quando tudo parecia perdido, lá estava ele, cumprindo o seu papel, honrando a camisa que já foi de Tito, Oberdan, Mão de Onça, Nenê, Bracalli, Miguel, Pracidelli...

A vida é dinâmica e todos devem procurar o melhor para si. Seria utópico e ingênuo demais de minha parte querer ou pretender que você ficaria eternamente conosco, caríssimo André Dias... Vá, vai sim, mostrar o seu (imenso) talento em outros campos, vestindo outras cores. Continuaremos torcendo por seu sucesso. Sua identificação com o Juventus foi marcada como tatuagem em nossa história.

Valeu, André Dias!

Foto Autor
Marcos "Marcuccio" Caiafa
Paulistano, juventino, exilado em Curitiba. Escreve para a página Casa Nostra, no Facebook

Atenção: Este texto representa a ideia do autor e não necessariamente a opinião do juve.com.br ou da torcida juventina. Utilize o espaço de comentários abaixo para debater de forma saudável os assuntos com o autor e com os outros leitores. Comentários que o juve.com.br identificar como inadequados serão removidos sem aviso prévio.

Compartilhe este artigo com seus amigos:

Comentários